Logo Folheando.jpg

EPISÓDIOS 

#03 - A história para além da academia : uma entrevista com Agnes Alencar

 

Nesse episódio, Aline dell'Orto entrevista Agnes Alencar, historiadora e educadora, que hoje atua como Gerente de pesquisa no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. As duas conversam sobre a trajetória da Agnes, seus centros de interesse profissionais e, especialmente, o lugar ocupado pela história nas diferentes funções que ela ocupou na Revista de História da Biblioteca Nacional, na fundação Gastromotiva, nos arquivos da Rede Globo e no Arquivo Geral da Cidade. 

#02 - Imprensa e nação: uma entrevista com Isabel Lustosa

 No segundo episódio, Aline dell'Orto entrevista Isabel Lustosa, historiadora e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. O trabalho de Isabel "Insultos impressos" já é há muitos anos um clássico da historiografia brasileira, onde o papel da imprensa nas lutas pela Independência é colocado no seu lugar de centralidade. A autora retoma seus trabalhos sobre a imprensa, em especial seu novo livro "O jornalista que imaginou o Brasil", uma biografia do jornalista da época Hipólito da Costa. Mas, como será que a questão nacional se insere nas pesquisas sobre imprensa?

#01 - Cultura em sociedade: uma entrevista com Laura de Mello e Souza

No episódio de hoje, Nathália Capellini conversa com a historiadora Laura de Mello e Souza. Muito conhecida por seus trabalhos sobre feitiçaria nos tempos da América portuguesa, também se debruçou sobre o funcionamento administrativo da colônia. Hoje, a historiadora coloca no papel suas antigas reflexões sobre história do meio ambiente. A Nathália Capellini e a Laura abordam esses temas e outros no episódio de hoje.

#0 - A ARBRE e seu podcast

Quer conhecer melhor a Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe, que produz este podcast, e os conteúdos que serão tratados nos episódios a seguir? É por aqui!

 

43, rue de l'Ourcq

75019 - France

© 2015 par ARBRE. Créé avec Wix.com