Logo Folheando.jpg

EPISÓDIOS 

#08 - Itinerários urbanos da literatura brasileira - uma entrevista com François Weigel

Nesse episódio Nathalia Capellini entrevista o pesquisador François  Weigel, professor de língua francesa e literatura comparada na  Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eles discutem sobre as  pesquisas de François sobre o romance contemporâneo e o espaço urbano no  Brasil, sobre o olhar de um pesquisador estrangeiro para a literatura  brasileira e traçam linhas de reflexão sobre o papel da literatura na  crise atual.

#07 - O festival de cinema Brésils en Mouvements - uma entrevista com Beatriz Rodovalho

Nesse episódio Nathalia Capellini entrevista Beatriz Rodovalho, doutora em cinema e coordenadora de programação do festival de filmes brasileiros em Paris “Brésil en Mouvements” organizado pela associação Autres Brésils. Elas conversam sobre a programação desse ano, do papel de um festival de filmes brasileiros na França e sobre a pesquisa da Beatriz com filmes amadores.

O festival Brésil en Mouvements acontece do 2 ao 4 de outubro em Paris no cinema Les 7 Parnassians e a programação completa está disponível no site da associação Autres Brésils.

Para saber mais sobre a ARBRE, consulte nosso site: http://www.arbre-asso.com

#06 - Música, para o que te quero? - uma entrevista com Cecília Pires

Neste episódio Natália Guerellus entrevista a doutoranda e flautista Cecília Pires, que nos fala de sua trajetória profissional, entre a música e a pesquisa acadêmica, no Brasil e na França. Cecília nos apresenta seu trabalho sobre o movimento Armorial em Pernambuco nos anos da ditadura militar e suas repercussões nos dias de hoje. Dicas incríveis de livros e álbuns fecham esta entrevista inusitada.

#05 - Modos feministas de criar - uma entrevista com Gabriela de Laurentiis

Nesse episódio Nathalia Capellini entrevista a artista e historiadora  Gabriela de Laurentiis sobre as ligações entre prática artística e  pesquisa em história, o feminismo como método de análise e sobre a sua  noção de « modos feministas de criar » na arte. 

#04 - O Brasil e suas relações culturais internacionais - uma entrevista com Símele Soares Rodrigues

Neste quarto episódio, a Natália Guerellus entrevista a historiadora Símele Soares Rodrigues, professora na Universidade Lyon 3. A Símele fala sobre sua trajetória enquanto historiadora das relações culturais internacionais do Brasil e sobre o processo que ela chamou de americanização "convidada" nos tempos da Guerra Fria.

#03 - A história para além da academia : uma entrevista com Agnes Alencar

 

Nesse episódio, Aline dell'Orto entrevista Agnes Alencar, historiadora e educadora, que hoje atua como Gerente de pesquisa no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. As duas conversam sobre a trajetória da Agnes, seus centros de interesse profissionais e, especialmente, o lugar ocupado pela história nas diferentes funções que ela ocupou na Revista de História da Biblioteca Nacional, na fundação Gastromotiva, nos arquivos da Rede Globo e no Arquivo Geral da Cidade. 

#02 - Imprensa e nação: uma entrevista com Isabel Lustosa

 No segundo episódio, Aline dell'Orto entrevista Isabel Lustosa, historiadora e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. O trabalho de Isabel "Insultos impressos" já é há muitos anos um clássico da historiografia brasileira, onde o papel da imprensa nas lutas pela Independência é colocado no seu lugar de centralidade. A autora retoma seus trabalhos sobre a imprensa, em especial seu novo livro "O jornalista que imaginou o Brasil", uma biografia do jornalista da época Hipólito da Costa. Mas, como será que a questão nacional se insere nas pesquisas sobre imprensa?

#01 - Cultura em sociedade: uma entrevista com Laura de Mello e Souza

No episódio de hoje, Nathália Capellini conversa com a historiadora Laura de Mello e Souza. Muito conhecida por seus trabalhos sobre feitiçaria nos tempos da América portuguesa, também se debruçou sobre o funcionamento administrativo da colônia. Hoje, a historiadora coloca no papel suas antigas reflexões sobre história do meio ambiente. A Nathália Capellini e a Laura abordam esses temas e outros no episódio de hoje.

#0 - A ARBRE e seu podcast

Quer conhecer melhor a Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe, que produz este podcast, e os conteúdos que serão tratados nos episódios a seguir? É por aqui!

 

43, rue de l'Ourcq

75019 - France

© 2015 par ARBRE. Créé avec Wix.com